quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Especial União

História
A empresa União nasceu na década de 90, fruto de uma das divisões da Joevanza (partilha de herança). Ela inicialmente começou a rodar linhas de Plataforma e São Marcos, depois herdou as linhas da Joevanza na região do IAPI. Logo depois com o fim da Empresa Liberdade, ela começou sua primeira expansão pegando algumas linhas dessa empresa na região da Liberdade. Com a inauguração da Estação Pirajá em 95, ela começou a expandir-se para a região de Cajazeiras, onde atua em algumas linhas até hoje. Recentemente, com o fim da Empresa Mont Serrat, a União espalhou-se pela cidade baixa, região onde não tinha participação.

No início da União, a empresa sofria de uma certa resistência e antipatia da população que estava acostumada com o bom serviço prestado pela Joevanza. Coincidentemente, foi na época que a prefeitura começou a reduzir o número e ônibus nas linhas e estes passaram a demorar mais. Com o tempo ela firmou-se no gosto popular prestando um bom serviço, sempre renovando a frota e conservando os veículos já existentes. Mas, quando ela começou a operar na Cidade Baixa, com o fim da Empresa Monte Serrat, o serviço piorou. Parou de comprar ônibus novos, reativou veículos reservas e ônibus que já tinhas sido repassados para outras empresas. Atualmente a frota está envelhecida, apesar de conservada. Ficamos na esperança de novos ônibus.

Ela já teve três versões de pinturas: a oficial com vermelho na parte de baixo e uma lista verde logo em cima. Versão Executivo, com o "U" em destque puxando uma faixa vermelha onde vem escrito o nome da empresa, com destques verdes. E na versão branca, onde somente os parachoques eram pintados em vermelho (chamados de ônibus-ambulância pelos moradores de Santa Mônica). Os executivos já tiveram outras versões de pinturas. A pintura branca já foi abolida. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário