segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Estação Mussurnga



Mussurunga

Mussurunga é um bairro da cidade de Salvador, capital do estado da Bahia. Foi fundado em dezembro de 1978 e tem os bairros da Paz, Itapuã, Jardim das Margaridas, Piatã, Praia do Flamengo, São Cristóvão e Stella Maris como seus vizinhos.
Embora as ruas de Mussurunga já terem sido renomeadas, a maioria dos moradores preferem usar os antigos nomes. Mussurunga é dividida em onze setores, batizados por letras, de A a L, e dentro deles suas "Ruas" seguem denominadas de caminhos.
Situa-se às margens da Avenida Paralela, uma das principais vias públicas de Salvador, defronte ao Parque de Exposições de Salvador e ao lado do condomínio de alto luxo Alphaville 2. O bairro está localizado próximo ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães e à Estrada do Coco (BA-099), estrada de acesso a belas praias do litoral norte da Bahia.
Mussurunga vem sendo valorizada cada vez mais pelo mercado imobiliário. Muitos "caminhos" (subdivisões das ruas), vem adquirindo a qualificação de condomínio fechado, conferindo aos seus moradores mais segurança, conforto e privacidade. Toda essa mudança de perfil se deve ao fato do bairro estar localizado próximo à região com um dos metros quadrados mais caros de Salvador: a Paralela.
E conhecida como a "Terra dos Aviões", uma vez que aviões que estão a menos de cinco minutos para aterrissar no Aeroporto Dois de Julho costumam sobrevoar o bairro em baixa altitude. Apesar das aeronaves, também é lembrada pela "atmosfera de cidade do interior". Essa característica atribuída pelos moradores é justificada pela predominância de casas amplas, muito diferentes das construções imobiliárias recentes presentes na cidade, e pela estrutura comercial deficiente, já que as unidades comerciais não são suficientes à demanda da população e as que existem estão mais concentradas na Praça Severiano (mais conhecida como Praça da Feirinha, por causa da feira que funciona todos os dias nela) e não funcionam até mais tarde.
Embora Mussurunga seja um bairro residencial, carece muito de áreas de lazer. No final de setembro de 2007, o bairro contava apenas com apenas duas praça, sendo que uma estava terminando se ser construída. Por causas desses defeitos na infra-estrutura, muitos moradores acabam indo atender suas necessidades nos bairros vizinhos, principalmente em São Cristóvão.
No bairro ainda existe uma subestação de energia da Coelba, a Subestação de Energia Elétrica São Cristóvão. Ela fornece energia a quase 130 mil consumidores, que não só são de Mussurunga, mas também dos bairros vizinhos e até de Itinga, bairro de Lauro de Freitas, e do Aeroporto Internacional de Salvador. A subestação surgiu para subtituir carga gerada pelas subestações de Matatu e CIA I e funciona desde 1981.
Em 2008, a história de Mussurunga ficou marcada por uma chacina. Na noite de 7 de junho, sete pessoas inocentes foram assassinadas à tiro em um bar. Dois dias depois, a demora em iniciar a investigação da tragédia fez com que moradores fossem protestar fechando as duas mãos da Avenida Paralela.
Em Mussurunga, também à margem da Av. Paralela, está localizada uma das estações de transbordo mais movimentadas de Salvador, a Estação Mussurunga.






Bairro: Mussurunga - Salvador - BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário