segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Itapuã


Itapuã
Itapuã é um dos subdistritos da capital do estado brasileiro da Bahia, Salvador. Nele está localizada a praia que lhe deu o nome, além de outras tantas bastante freqüentadas pelos naturais e turistas, e ainda a Lagoa do Abaeté, o Farol de Itapuã, vários hotéis de luxo e loteamentos de classe média e média-alta.

Localização

Distante do centro da cidade cerca de vinte e cinco quilômetros, Itapuã está situada após o bairro de Piatã, e fazendo limite com Bairro da Paz, São Cristóvão, Stella Maris e com o município de Lauro de Freitas

História

Originalmente um povoado de pescadores, onde foi erguida a igreja de Nossa Senhora da Conceição que, no sincretismo religioso, equivale a Iemanjá - objeto de culto e de festa que, originalmente, contava apenas com membros da comunidade local.
Na estrada que conduzia ao bairro, por volta dos anos 50, foi instalado um posto de combustível, em que o dono erguera uma placa com o nome Ford estampado. Hoje, Placafor - ou Placaford - é o marco do limite inicial do bairro.

Praias e o Abaeté

Em Itapuã estão algumas das praias mais concorridas da capital baiana, como a Praia de Itapuã, Praia do Farol, Praia de Piatã, Praia do Flamengo, etc.
A Lagoa do Abaeté hoje centraliza um parque metropolitano de preservação, criado em 1993, sendo esta mais uma atração do bairro.

Hotelaria, lazer e loteamentos

Resorts luxuosos instalaram-se em Itapuã, como o Hotel 4 Rodas, anteriormente Sofitel e agora Deville. A área é permeada por loteamentos luxuosos, resorts, além de um sem-número de restaurantes de comida típica.
Na "velha" Itapuã, entretanto, ainda viceja a vida como antigamente, com ruas estreitas, pequeno comércio, mercados, que sobrevive concomitante à agitação dos finais de semana.

Lagoa do Abaeté

 Itapuã
 Praça Vinícius de Morais
Farol de Itapuã

Nenhum comentário:

Postar um comentário