quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Joevanza Transportes Bahia


A Empresa de Transportes Joevanza S/A foi fundada em 1970 por Sr. João Evangelista de Souza, com a ajuda de um grande amigo, Ariston Correia de Andrade. A idéia do nome partiu do próprio JES.
O velho "Jonga", como era carinhosamente conhecido por amigos e colegas trabalho, veio para Salvador no ano de 1944 do interior da Bahia, mas precisamente de Cícero Dantas, com 2 (dois) caminhões, profissão esta que exerceu por mais algum tempo na capital da Bahia.
Em 1956, por sugestão de sua esposa, resolveu transformar os 2 caminhões em ônibus, adaptando as carrocerias para madeira. Surgiu assim a Viação Nordestina, com a linha Uruguai x Praça Cairu, com apenas 2 ônibus, sendo 01 deles dirigido pelo próprio Jonga.
No final do ano de 1965 a convite de um amigo, toda a família Evangelista se mudou para Niterói / RJ, pois, Jonga vislumbrou melhores condições para progredir, participando assim de uma empresa de ônibus.
No período que a família residiu em Niterói - de 1965 a 1967, a empresa Transportes Urbanos Salvador Ltda, outrora Viação Nordestina que, já contava com 58 carros, ficou sendo administrada por parentes de Jonga.
Em 1968 Jonga resolve volta à Salvador e vender a Transp. Urbanos Salvador para um grupo de portugueses que, por infelicidade dilapidaram todo o patrimônio sem ter honrado com o pagamento. A família fica sem absolutamente nada, vindo a morar em apartamento alugado.
No início de 1969 Jonga é novamente convidado a participar da Empresa de Transportes Boassu em Niterói/RJ e resolve arriscar. Toda a família é transferida para Rio de Janeiro, permanecendo lá até 1971, exatamente a época que é criada a ETJ, sendo que Jonga resolve nesta época vender sua parte na Boassu.
Em 1981, esta já contava com 250 veículos.
Em 1987, comprou a Auto Expresso Ypiranga, entregando o controle a seu filho mais velho, José Augusto Evangelista de Souza. Nasceu assim a Boa Viagem Transportes Ltda, que hoje possui mais de 120 veículos e 700 funcionários.
Na continuidade dos negócios, "Jonga" compra a Alavel (Alagoinhas Distribuidora de Veículos e Peças Ltda), em 1991, uma das maiores concessionárias da VW no interior da Bahia.
No ano de 1992, fundou a Empresa de Transportes União, a qual ficou sob a liderança de seu filho caçula, Ivan Luis Evangelista de Souza. Hoje, esta possui uma frota de 200 ônibus e mais de 1000 funcionários.
Por possuir uma frota muito grande para a época, a Joevanza sofreu uma cisão, originando assim a Violeta Transportes Ltda (Vitral), que passou a ser controlada por uma de suas filhas, Maria Perpetua Evangelista de Souza. Esta empresa porém foi vendida em 1998. Também em 1994, fundou a Axé Transportes Ltda, deixando sob a liderança de outro filho, Paulo Roberto Evangelista de Souza, possuindo hoje cerca de 130 carros e 850 funcionários.
Em 1996, fundou a maior empresa do grupo, a Praia Grande Transportes, que hoje possui mais de 230 ônibus e 1200 funcionários. Em 1998 funda a Litoral Norte e também a Costa Verde. A VCI é adquirida em 2003.
Hoje, o Grupo Evangelista conta com uma frota de mais de 1000 ônibus e 5100 funcionários.
A Joevanza hoje, por opção do seu fundador, conta com 65 carros e 380 funcionários.
Sr. João, apesar de ter adquirido deficiência visual, continuava trabalhando como fazia nos tempos de mais jovem, analisando carro a carro, linha a linha e ainda tomando decisões.
Jonga, após passar alguns anos lutando, faleceu em 25/02/2008, deixando não um império, mas uma filosofia de vida para todos os que tiveram a oportunidade de conhece-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário