segunda-feira, 11 de abril de 2011

Conceito prevê pontos de ônibus com mini-hotéis sustentáveis.


Conceito prevê pontos de ônibus com mini-hotéis sustentáveis.

Esperar pelo ônibus em um ponto por muitas horas, tomando chuva e passando frio não é uma situação nada agradável, não é mesmo? Porém se depender de um grupo de designers brasileiros a experiência nada divertida de esperar por um ônibus pode se transformar em um momento ideal para relaxar e carregar as energias.
Essa é a proposta do estúdio Baita Design. O grupo concebeu um projeto sustentável para pontos de ônibus que permite que os viajantes descansem em um ambiente confortável e aquecido por quantas horas forem necessárias.
Batizado de Hostation, o projeto nada mais é do que um ponto de ônibus com uma cápsula no topo. Enquanto na parte de baixo ele se assemelha a uma parada de ônibus qualquer, na parte de cima quatro minicápsulas permitem que os passageiros descansem confortavelmente.




Segundo o conceito, no topo do ponto de ônibus existiriam cinco células de sobrevivência. Dentro de cada uma das instalações, o projeto prevê cama e banheiro, além de toda a infraestrutura para que o ambiente fique aquecido, ventilado e iluminado.
O acesso seria feito via um cartão de transporte o que garantiria mais segurança ao sistema, evitando que as células ficassem expostas a pessoas mal-intencionadas ou mesmo que os hóspedes se sentissem inseguros dentro delas.


Para quem imagina que a manutenção das células possa tornar o projeto caro ou inviável, outra novidade. O diferencial, segundo os designers, é que as instalações seriam todas alimentadas por painéis fotovoltaicos (ou seja, trabalham com a luz solar), montados sobre o telhado do mini-hotel.
O Hostation, por enquanto, é apenas um projeto e não há previsão de implantação em alguma cidade. Mas quem sabe muito em breve não poderemos ver o conceito colocado em prática e, o que é melhor, tendo acesso a uma opção confortável e ecologicamente sustentável.

Fontes: Tcmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário