quarta-feira, 20 de abril de 2011

Estudantes Criam Veículo Capaz de Rodar 1000 Quilômetros por Litro

Estudantes Criam Veículo Capaz de Rodar 1000 Quilômetros por Litro 
Um grupo de estudantes da Université Laval construiu um dos carros mais eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível. Batizado de Alerion, o veículo possui apenas três rodas e faz aproximadamente 2564,8 mpg (milhas por galão), o equivalente a 1090,3 quilômetros por litro.
O carro é resultado de uma iniciativa da empresa Shell, que promove o Shell Eco-marathon, uma competição que desafia alunos a criar, construir e dirigir veículos que sejam mais eficientes no consumo de combustível do que aqueles presentes no mercado ou criados em edições anteriores do evento.
A estrutura do Alerion não é das mais confortáveis e a velocidade máxima do veículo é de apenas 24,14 km/h (15 mph), mas características como essas não são avaliadas no Shell Eco-marathon. O que os juízes da competição avaliam é o consumo de combustível e a originalidade da tecnologia envolvida.

A competição

O objetivo da Shell Eco-marathon é simples: completar dez voltas em torno do Houston Park a uma velocidade de 15 mph, consumindo a menor quantidade de combustível possível. Os carros utilizam  de gasolina a biodiesel para mover os carros.
Este ano a empresa responsável pela competição criou uma categoria especial, a e-mobility. Nela, apenas carros que utilizem energia alternativa (elétrica, solar, hidrogênio) podem competir. Confira abaixo alguns veículos exibidos na Shell Eco-marahon.

Fontes: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário