segunda-feira, 11 de abril de 2011

O Maior Ônibus do Mundo nas Ruas de Curitiba





O Maior Ônibus do Mundo nas Ruas de Curitiba

Curitiba é internacionalmente conhecida pelo seu sistema de transporte coletivo. Um dos mais avançados do mundo.
No mês de aniversário de 318 anos da cidade, o curitibano ganhou de presente os novos ônibus que serão conhecidos como “Azulzão” ou “Ligeirão Azul”. Eles rodarão em duas “linhas”, uma ligando o Terminal Pinheirinho a Estação Lourenço Pinto e outra ligando o Terminal Boqueirão a Estação Praça Carlos Gomes.
Os Mega BRT (Bus Rapid Transit) tem nada menos que 28 metros de comprimento e 2.75 de largura! E, assim como os “Vermelhão” são bi-articulados. Funcionarão com biodiesel e – talvez a maior evolução – terão sistema de abertura de semáforos. Ou seja, quando o “busão” tá chegando no semáforo, ele abre e não haverá necessidade de parada. Isso reduz o tempo de viagem e também economiza combustível com consequente redução de emissões e o melhor de tudo gera mais segurança!

A Volvo fornecerá um lote de 383 chassis de ônibus para o sistema BRT de transporte coletivo urbano de Curitiba e cidades da região metropolitana. Os veículos são dos modelos B12M biarticulado, B12M articulado e B7R, todos produzidos na fábrica da marca no Brasil, localizada na capital paranaense. Os ônibus foram adquiridos pelos consórcios Pontual, Transbus e Pioneiro por meio de uma licitação feita no ano passado. Os três consórcios congregam 11 empresas, a maioria atuando desde os anos 60.

Os chassis já começaram a ser produzidos e as entregas serão feitas ao longo do primeiro semestre de 2011. Os ônibus adquiridos prometem alta tecnologia, baixo custo por passageiro transportado e menor consumo de combustível. Freios a disco, controle de tração, ABS e suspensão eletrônica são alguns dos itens integrados aos ônibus da marca sueca.

Fontes: Nutube

Nenhum comentário:

Postar um comentário