quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Elevador Lacerda será privatizado, diz secretaria dos transportes






Elevador Lacerda será privatizado, diz secretaria dos transportes

Além do elevador, planos inclinados e Estação da Lapa também serão administrados pelo sistema privado


Um dos maiores símbolos turísticos de Salvador, o Elevador Lacerda será privatizado pela prefeitura, segundo a Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura. Os planos inclinados Gonçalves, Pilar e Liberdade e a Estação da Lapa também serão privatizados.
Com a privatização, a expectativa é de que a taxa do Elevador Lacerda fique três vezes mais caras - passará de 15 centavos para 50 centavos, segundo informações da TV Bahia. De acordo com a prefeitura, esse reajuste é necessário para melhorar o serviço oferecido. 
Além do elevador, os planos inclinados também serão terceirizados. Atualmente, cerca de 30 mil usuários utilizam o Elevador Lacerda por dia e cerca de 10 mil usam os planos.
"Nós precisamos melhorar a qualidade de atendimento para que possamos fazer um preço justo que a população tenha condições de pagar, mas ao mesmo tempo que possa cobrir os custos operacionais para que tenhamos um equipamento adequado", disse o secretário de transporte José Mattos à TV Bahia. 

Plano Gonçalves será um dos privatizados; elevador terá tarifa triplicada, diz prefeitura
Em nota, a prefeitura informa que começou os estudos para a concessão da operação do elevador e dos planos inclinados. "A concessão deverá ser feita através de concorrência pública e as regras para os interessados na operação dos sistemas ainda serão elaboradas", diz a nota. A secretaria "também iniciou as avaliações para concessão da operação e manutenção dos terminais de transbordo da cidade pela iniciativa privada, sendo a maior delas a Estação da Lapa".
Além da tarifa, as empresas que vencerem a concessão terão direito a explorar a publicidade nos espaços. “Isso já acontece em todas as cidades do mundo. O importante é que as pessoas contem com um serviço confiável e de qualidade”, diz o secretário.
A expectativa é de que a concorrência e a consequente privatização aconteçam ainda no primeiro trimestre de 2012.

Problemas no elevador
O Elevador Lacerda vem sofrendo com problemas que fizeram com que suas cabines parassem de funcionar - no final de agosto, as quatro cabines pararam de trabalhar por motivos diversos. A cabine número 1 teve um curto-circuito em seu gerador e foi desativada - a número 2, que funciona como par da outra, foi desativada preventivamente.
A cabine de número 3 parou de funcionar no dia 10 de agosto depois de uma pane elétrica e a número 4 foi desligada pouco depois por medidas de seguranças. 
O Elevador Lacerda e os planos inclinados são administrados pela Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).

 
Estação da Lapa

 Estação Pirajá

 Plano Inclinado - Liberdade x Calçada

 Fontes: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário