sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ontém Trabalhadores do transporte alternativo de Salvador fizeram um paralisação


Ontém Trabalhadores do transporte alternativo de Salvador fizeram um paralisação
 
Rodoviários dos Sistema de Transporte Complementar de Salvador paralisam as atividades nesta terça-feira (30). A categoria esteve reunida desde às 4 horas da madrugada em frente a garagem de onde saem os 290 micro-ônibus deste sistema, em Castelo Branco, impedindo a saída dos veículos.
De acordo com Josuel Pimentel, encarregado de transporte da Transalvador, a manifestação atrapalhou o fluxo na cidade, já que o transporte urbano regular não é suficiente para atender a demanda da população.
 
 
Reivindicação - O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Transporte Alternativo de Salvador (Sindalternativo), Marivaldo Vasconcelos, afirma que o acordo homologado na justiça em abril não está sendo cumprido e os motoristas trabalham com sobrecarga, sem receber horas extras, sem carteira assinada e não têm folgas aos domingos.

Não existe uma única empresa responsável pelo ônibus alternativos. Cada veículo tem um proprietário que tem a permissão da prefeitura para operar. Individualmente cada permissionário contrata seu motorista e cobrador.

O vice-presidente do sindicato permissionários, Franklin Trindade, nega as acusações apresentadas pelos trabalhadores. Segundo ele, a carteira assinada dos 1,2 mil funcionários que trabalham no sistema alternativo de tranporte é uma exigência da prefeitura para fornecer a permissão dos veículos.
Trindade afirma ainda que só vai negociar quando souber com quem deve tratar, uma vez que, segundo ele, motoristas e cobradores possuem dois sindicatos diferentes (o Sindalternativo e o Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Especial Complementar) e ambos alegam ser representantes da categoria. Além disso, Trindade pede que os manifestantes cumpram a lei e liberem 30% dos ônibus para o funcionamento.

O sistema de transporte alternativo faz roteiros em bairros periféricos como Cajazeiras, Subúrbio, Cabula, Vale dos Lagos, Boa Vista, Itapuã, Base Naval, Vista Alegre, Mirante de Periperi, Sussuarana, Castelo Branco, Fazenda Grande do Retiro e Boca da Mata.

Fontes: A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário