sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mobilidade urbana sustentável: Salvador fica em 5º entre nove capitais brasileiras, aponta estudo


 Mobilidade urbana sustentável: Salvador fica em 5º entre nove capitais brasileiras, aponta estudo

Salvador ficou em 5º lugar entre nove capitais brasileiras no quesito mobilidade urbana sustentável, segundo estudo feito pelo portal "Mobilize Brasil". A capital baiana teve nota 4 no estudo e está entre as piores na questão.

O trabalho de levantamento foi feito pesquisando e comparando informações de órgãos governamentais, institutos de pesquisa, universidades e entidades independentes. As duas primeiras cidades na questão foram Rio de Janeiro (7,9) e Curitiba (7). Na outra ponta, as piores cidades foram São Paulo e Cuiabá. A escala da nota vai de 0 a 10. 

Segundo o economista e jornalista Thiago Guimarães, que coordenou o estudo, a ideia era comparar as cidades entre si e não tomando as referências internacionais como parâmetros.

A intenção era avaliar 13 capitais brasileiras, mas Goiânia, Fortaleza, Manaus e Recife foram excluídas por carência de dados. Cinco indicadores foram avaliados: extensão de vias adequadas ao trânsito de bicicletas em relação à extensão do sistema viário; razão entre a renda média mensal e a tarifa simples de ônibus urbano; razão entre o número de viagens por modos individuais motorizados de transporte e o número total de viagens; porcentagem de ônibus municipais acessíveis a pessoas com deficiência física; e mortos em acidentes de trânsito (por 100.000 habitantes) por ano.
Fontes: Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário