quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

News Room - Lavagem do Bomfim 2012 - Políticos agendados em Brasília.


Personalidades políticas marcam presença na Lavagem do Bonfim

Governador e prefeito em exercício Edvaldo Brito também compareceram

Gilvan Reis
gilvan.nascimento@redebahia.com.br
Em uma das festas populares mais tradicionais da Bahia, além das comemorações ao sagrado e ao profano, as agremiações políticas marcaram presença nas ruas, mostrando disposição para o ano eleitoral que acaba de iniciar. Durante todo o percurso entre a Igreja da Conceição da Praia, na Cidade Baixa, e a Igreja do Bonfim, algumas das  principais autoridades políticas  do Estado atraíram a atenção dos fiéis. 

“Esta é a maior caminha da paz no nosso Estado. É a festa que reúne todo mundo.  Considero muito importante a participação de todos, das diversas forças sociais, inclusive dos partidos políticos”, ponderou o governador Jaques Wagner, na saída do Cortejo. 

Na comitiva do líder do executivo, além da primeira dama Fátima Mendonça, também estava o chefe da casa civil, Rui Costa. “Acabei de assumir a pasta e nestes poucos dias de atividade, a meta foi mesmo conhecer a equipe de trabalho, diagnosticar o que vem sendo feito e o que precisa melhorar. Na próxima semana, nos reuniremos com os demais secretários para pisar no acelerador e agilizar os projetos”,  afirmou. 

O pré-candidato à prefeitura de Salvador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Nelson Pellegrino também acompanhou de perto às mobilizações até a Colina Sagrada.  Pelo PCdoB, a deputada federal Alice Portugal mostrava que, de fato, irá disputar a vaga no Palácio Thomé de Souza. “Estamos na rua cumprindo a tradição da Bahia. São as forças vivas da Bahia, expressando que a cidade não está morta. Tenho propostas maduras e este será um ano de muito trabalho, para fazer o povo baiano se re-encantar com sua terra”. 

Oposição
Os partidos de oposição também realizaram a tradicional caminhada e, com muita música e descontração, dialogaram com o público ao longo do trajeto. “Esta é uma caminhada da paz e pedimos proteção ao Senhor do Bonfim para que nos dê tranqüilidade. Queremos mais atitude para escolher, neste ano, os representantes da gestão municipal. Salvador e a Bahia precisam de uma renovação mais feliz, sem violência”, afirmou o deputado federal ACM Neto (DEM). 

Pelo PMDB, uma das figuras públicas de maior força política, Geddel Vieira Lima, fez os quase 8 km de percurso pedindo mais atenção à cidade de Salvador. “Desde que deixamos a gestão municipal, as obras estão paradas e há certo sentimento de abandono na cidade. Que neste novo momento, se possa resgatar Salvador e transformá-la num lugar mais digno para o seu povo”, declarou. 

Edvaldo Brito representou gestão municipalA ausência mais notada no meio político foi a do prefeito da capital baiana, João Henrique. De férias nos Estados Unidos, o chefe do executivo municipal passou o comando para o vice-prefeito, Edvaldo Brito. Cercado da militância , Edvaldo fez todo o percurso de forma discreta e foi um dos primeiros a deixar a Igreja da Conceição em direção ao Bonfim. 

Pelo lado do governo, a grande ausência foi a da senadora Lídice da Mata (PSB). De acordo com a militância presente, ela não compareceu aos festejos porque já tinha compromissos 
políticos agendados em Brasília.

Fontes: Correio da Bahia


Nenhum comentário:

Postar um comentário