domingo, 5 de fevereiro de 2012

Especial KDBB - Carnaval de Maragojipe - Carnaval Alegria no Ilê das Máscaras...


DIVERSIDADE BRASIL - ESPECIAL KAIO DESIGN BUS BAHIA
CARNAVAL DE MARAGOJIPE
Carnaval alegria, no ilê das máscaras...



CARNAVAL DE MARAGOJIPE

Carnaval de Maragojipe Patrimônio Imaterial da Bahia

O Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac) classificou o carnaval do município de Maragogipe, no Recôncavo, como patrimônio imaterial da Bahia depois de uma série de pesquisas e estudos feitos sobre a tradicional festa desde 2007. O carnaval de Maragogipe tem inspiração nas festas similares que ocorriam na Europa no século XIX, onde há uma forte predominância de fantasias de figuras folclóricas, como os antigos carnavais que hoje só acontecem em salões privados.

História do Carnaval

O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. 

A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas da forma semelhante à de hoje.
A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.

Assitam os vídeos do Carnaval de Maragojipe, feitas pela TVE.
Programa - No ilê das máscaras
Parte I


Parte II


Parte III


Parte IV


Parte V

Direitos autorais: TVE BAHIA

Fotos das Máscaras. Cultura e Arte do Carnaval de Maragojipe









                                                                      Fotos: Googleimagens

Fotos da cidade de Maragojipe no Recôncavo Baiano...

                                                          Praça da Matriz 

                                             Maragojipe - Bahia - Brasil

                                Porto e Ponte do Cajá / Baía de Iguape

                                                                    Firlamônica 2 de Julho

                                                             Bairro do Porto do Açougue

Assistam o clip - Maragojipe como é bom viver aqui!






A todos vocês visitantes do blog Kaio Design Bus Bahia. Assistam esse especial e sinta um pouco o gosto de viver e conhecer o Carnaval de Maragojipe!
Obrigado pela atenção de todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário