sábado, 17 de março de 2012

CAR MOTOR DRIVE Com WB - Wesley Brito



TROCA DE OLÉO DO CARRO
QUANDO É PRECISO TROCAR ?


A principal dúvida sobre óleo para motores é uma só: que tipo de óleo usar no meu carro? 
A resposta é bem simples: o que estiver indicado no manual do proprietário.

Óleo lubrificante: Sua tarefa é evitar o atrito entre as peças móveis dentro do motor e assegurar o bom funcionamento.
Esse fluido deve manter suas características de lubrificação sob as mais diversas condições, sejam climáticas ou formas de uso.
Com o passar do tempo o óleo do motor perde sua resistência.
Assim as peças entrem em atrito, que por sua vez irar prejudicar a vida útil do motor
Além de reduzir o desempenho e aumentar o consumo.

O certo é trocar o óleo do carro em 6 e 6 mêses...você faz isso?
Muitas pessoas têm o hábito de só completar o óleo quando este está abaixo do limite, sendo que o mais adequado é fazer a troca completa do lubrificante. Esse descuido pode ser um grande prejuízo,se não for trocado , o óleo fica mais sujo que o normal, já que além de lubrificar ele também tem a função de eliminar determinados resíduos da combustão – queima do combustível - e isso compromete a qualidade do óleo.

Mas o que fazer para o óleo não perder a qualidade do óleo ?
 
O correto é fazer as trocas dentro dos limites de quilometragem estabelecidos para cada tipo de óleo.
Que óleo colocar ?
Para saber qual é o lubrificante correto para seu veículo consulte o "Manual do Proprietário" na seção referente a manutenção. É simples e rápido. Lembre-se de observar os dados referentes a qualidade e ao desempenho e grave esses números. Outra possibilidade é conferir as tabelas de recomendação disponíveis nos postos de serviço.

Tipos de óleo:
Óleo mineral multiviscoso:
O mineral multiviscoso é o mais comum no mercado. Esse tipo de óleo é adequado para qualquer motor, sendo ele de qualquer cilindrada ou combustível. Sua principal característica é adaptar a viscosidade de acordo com a temperatura de funcionamento do motor.


Vamos tomar como exemplo o 15W40. O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como na hora da partida, e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional. Quanto menor o primeiro número, mais fino é o óleo e quanto maior o segundo, mais grosso. O cuidado necessário é efetuar as trocas antes de atingir o limite de quilometragem, nesse tipo de óleo recomendada a cada 5 mil quilômetros. Caso passe despercebido, com o tempo provoca alto índice de carbonização interna do motor que, a partir de então, fica sujeito a falhas e quebras.

Óleo semi-sintético:
O semi-sintético é o óleo que mistura a base sintética com a mineral. Esse tipo é recomendado para motores mais potentes que trabalham em altas rotações. Mas, nada impede seu uso em motores menos potentes. Provoca menos carbonização interna e contribui para amenizar o atrito entre as peças internas do motor, principalmente durante a partida, quando a maior parte do óleo encontra-se em repouso no cárter – reservatório do óleo. Ele também é do tipo multiviscoso. A troca é recomendada pela maioria dos fabricantes a cada 10 mil quilômetros, mas convém efetuá-la antes disso, por volta dos 8 mil.


Óleo sintético: Os sintéticos são os mais elaborados e caros e prometem manter a viscosidade constante, independentemente da temperatura de funcionamento do motor. Com essa característica a tendência é não carbonizar o motor. São indicados para os modelos esportivos que trabalham em regimes mais severos. A troca é recomendada a cada 20 mil quilômetros, mas é bom ficar sempre atento ao nível.


O mais importante de tudo é usar um único tipo de óleo e, de preferência, da mesma marca. Em princípio, os óleos automotivos são compatíveis entre si, sendo até possível misturar marcas diferentes. Porém é preciso tomar o devido cuidado de usar produtos de um mesmo nível de desempenho (API) - sigla em inglês de Instituto Americano do Petróleo, uma classificação de duas letras que informa o tipo de motor para o qual o óleo se destina (gasolina ou diesel) e o nível de qualidade.


Medição do óleo: É comum entre os motoristas pedir para checar o nível em postos de gasolina durante o abastecimento. O procedimento é correto, mas, geralmente, os atendentes não perguntam qual a marca e o tipo de óleo que você prefere ou mesmo o que já está no reservatório do motor. Eles medem o nível e, se estiver baixo, completam com o óleo que tiverem no estoque.
Nesse momento é importante ter paciência e aguardar pelo menos três minutos com o carro desligado antes de fazer a medição. Esse tempo é necessário para que todo o óleo do motor escorra para o cárter e assim permita uma correta avaliação do nível.
É por isso que as montadoras aconselham os proprietários a trocar ou completar o óleo em concessionária autorizada. Cada marca tem sua recomendação específica, mas nada que, se você tomar toda a cautela, não seja possível de realizar em postos de serviço.

DICA: cuide muito bem da vida do seu carro e ele nunca lhe deixará na Mao...
Não esqueça de trocar o óleo do seu em 6 e 6 mêses...
e boa viajem!!



Edição: Wesley Brito



Um comentário:

  1. Ricardo: Está de mais piva essa sua edição. Parabéns fez uma bela entrada no blog viu gostei ta nota 1000!

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