terça-feira, 27 de março de 2012

News Room Sudeste: Idosos aprovam o transporte coletivo em Curitiba

 Idosos aprovam o transporte coletivo em Curitiba 

O índice de aprovação do transporte coletivo entre os usuários com mais de 60 anos de idade chega a 90%. A absoluta maioria (72%) consideram o transporte ótimo ou bom e outros 17% o consideram regular. Os dados foram publicados pelo Jornal Gazeta do Povo, na edição de quinta-feira (22), a partir de levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pelo jornal.

 Os números publicados pelo jornal confirmam pesquisas internas da Urbs que apontam uma aprovação geral do transporte coletivo de maIs de 66%, superando 80% entre pessoas com mais de 60 anos.

Além de prioridade no embarque e uso dos assentos exclusivos, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar de até três salários mínimos também têm direito a gratuidade no transporte coletivo. Estão cadastrados na Urbs 174 mil idosos e 15,5 mil pessoas de deficiência que fazem 2,6 milhões de deslocamentos por mês. Para saber mais sobre isenções – quem tem direito e como proceder, acesse o Guia de Serviços no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br)

 No ano passado, a Urbs e o Sindicato das Empresas de Transporte promoveram uma ampla campanha voltada à conscientização de usuários para respeito a prioridade a idosos e pessoas com deficiência, com a distribuição de um milhão de folhetos, feita pelos cobradores nos ônibus, terminais e estações tubo.

O apelo à cidadania também é feito dentro dos ônibus em mensagens gravadas, repetidas ao longo das viagens e em selos de alerta colocados nos bancos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo.

 Nos terminais de transporte foram colocadas placas que repetem o alerta e informam os números das leis que garantem prioridade a idosos e portadores de deficiência tanto dentro do ônibus quanto no embarque e desembarque.

A Rede Integrada de Transporte registra 2,3 milhões de passageiros transportados por dia útil e conta com 30 terminais de transporte, 82 quilômetros de canaletas exclusivas dos ônibus, 364 estações e 1915 ônibus que percorrem 490 mil quilômetros em 21 mil viagens por dia.

Fontes: URBS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário