terça-feira, 17 de abril de 2012

News Room: Licitação da Linha 2 do metrô de Salvador sai em maio

 

Licitação da Linha 2 do metrô de Salvador sai em maio


A ministra chefe da Casa Civil, Miriam Belchior, fez questão de lembrar nesta segunda-feira (09) que a presidente Dilma Roussef está atenta à construção da Linha 2 do metrô de Salvador (que ligará o Aeroporto ao Acesso Norte). “É um sonho antigo da Bahia, que vai se realizar”, prometeu. Questionado sobre prazos, o governador Jaques Wagner respondeu que a responsabilidade agora está com o governo estadual e a prefeitura.

Wagner prometeu que até maio deverá liberar o edital para licitação da Linha 2 e que, depois de 60 dias, as obras já deverão começar. “Creio que se em maio conseguirmos fazer a licitação, em 2014 teremos todas as condições de operar o metrô”, disse.

Questionada sobre o pedido de recursos feito pela prefeitura para colocar os seis quilômetros de metrô que estão prontos para funcionar, a ministra deu a entender que, como está, não vê viabilidade na obra. “Acredito que precisamos ter uma solução coletiva para o metrô de Salvador. No momento em que o governo federal resolveu apoiar o trecho 2 foi exatamente nesta visão de que precisávamos de uma linha maior para dar viabilidade comercial. E agora estamos aguardando uma proposta do governador e da prefeitura para analisar isso. Nos parece, em princípio, que precisamos completar o metrô todo, para que valha a pena esta operação”, declarou a ministra.

Wagner reforçou que o ideal seria rodar o metrô quando este estiver totalmente pronto, ou seja, com 12 quilômetros e não apenas os seis quilômetros atuais. “Se a demanda (de passageiros) for muito pequena, teremos que aportar muito dinheiro. Eu entendo que, até pela pressão política, há uma vontade do município de ver o metrô rodando. Mas seria mais próprio rodar quando estiver integrado à Linha 2”, concluiu.
Fonte: Correio 24 Horas
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário