segunda-feira, 23 de setembro de 2013

NEWS ROM BA: Prefeitura de salvador quer encurtar percurso das linhas de ônibus para reduzir espera


Prefeitura de salvador quer encurtar percurso das linhas de ônibus para reduzir espera

 


Até o final do mês, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte de Salvador (Semut) vai lançar o edital de licitação para a operação de transporte coletivo de Salvador, que está sendo analisado por várias secretarias afins da Prefeitura Municipal de Salvador e depois será colocado em consulta pública no site, onde o público poderá opinar. As informações foram prestadas à Tribuna da Bahia pelo secretário José Carlos Aleluia, da Semut.


De acordo com Aleluia, enquanto aguardam o lançamento do edital, paralelo a isto, “vamos mudar as estruturas das linhas que foram surgindo ao longo do tempo sem planejamento para que sejam linhas mais curtas, o que facilitará o acesso aos bairros mais rápido”, afirmou.

Para o secretário ao tirar estes ônibus de percursos longos da linha, vai aumentar a frequência. “Já vamos começar pelo Subúrbio Ferroviário, Cazajeiras e Barra”, adiantou, esclarecendo que as pessoas que necessitam ir para um bairro muito distante terão a oportunidade, através do bilhete único, pegar outro ônibus para este destino, sem necessitar pagar outra passagem.

O secretário entende que o motivo da demora demasiada dos ônibus está diretamente ligado aos grandes percursos, a exemplo dos coletivos que fazem a linha Mirantes de Periperi, via Barra ou via Itaigara. Geralmente estes ônibus atravessam vários bairros até chegar ao destino final. Por exemplo a linha Mirantes de Periperi-Itaigara,  vem do Subúrbio, passa pelo Comércio, Sete Portas, Brotas e Itaigara, onde faz o retorno.

O secretário critica estas linhas com percursos longos, o que sobrecarrega, muitas vezes, o tráfego de veículos dos bairros, ocasionando grandes engarrafamentos. Ele cita como exemplo o bairro da Barra que está saturado de linhas de ônibus que muitas vezes não chegam a ser o destino final do usuário, mas circulam apenas pelo local.

A solução para a população, segundo Aleluia, será fazer um percurso mais curto e mais rápido em um coletivo e, caso o destino seja mais longo, terá a opção de tomar outro transporte através do bilhete único. “Vamos tirar estes ônibus de percursos longos e aumentar a frequência”, sinalizou.
 
Fontes: Tribuna da Bahia 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário