quarta-feira, 9 de outubro de 2013

DESIGN TRUCK: NOVOS VMs TERÃO CAIXA DE CÂMBIO I-shift


Novos VMs terão caixa de câmbio I-shift
Para aprimorar os recursos da nova geração de caminhões da linha VM, a Volvo está implantando a caixa de câmbio I-Shift.

Entre muitos benefícios, a solução é capaz de reduzir o consumo de combustível, devido ao número menor de componentes em atrito e do peso reduzido.

A caixa de câmbio que está sendo introduzida nos caminhões VM é a mesma que equipa o FH, o caminhão extra-pesado da Volvo, um dos líderes de vendas no Brasil em seu segmento.

A I-Shift está presente em mais de 90% dos caminhões FH que saem da linha de produção.
Benefícios

Uma das muitas características do sistema da caixa I-Shift é que seu “cérebro” eletrônico registra as condições de condução e o peso bruto do veículo antes de selecionar a marcha inicial mais adequada.

No entanto, isso não significa que o motorista não precisa fazer nenhum esforço nem se preocupar em trocar marchas. No modo automático, por exemplo, tudo é feito de forma eletrônica, precisa e suave. Sendo assim, é só acelerar e frear. No modo manual, as trocas também são precisas e garantem excelente dirigibilidade.

O grande número de marchas à disposição (12 marchas) é indicado no display do computador de bordo. O motorista pode se situar melhor durante a condução do caminhão. No visor, ele pode monitorar em que marcha está naquele momento e quais são as outras disponíveis, tanto para baixo como para cima.

Também é possível escolher o modo de condução: econômico, quando está em velocidade de “cruzeiro”, ou de potência, quando, por exemplo, está trafegando por um trecho bastante íngreme. Para garantir o conforto do condutor, o seletor foi instalado ao alcance da mão.

Além de ter carcaça em alumínio e de não ter o conjunto de sincronizadores, o sistema otimiza o trabalho do trem de força.

Fontes: Volvo na estrada 


Curta a nossa página no Facebook!
Clique aqui na figura! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário