quarta-feira, 8 de outubro de 2014

SPORT CAR: MERCEDES CLA 45 AMG ENFRENTA AUDI S3 SEDAN



GOLAÇOS ALEMÃES: MERCEDES CLA 45 AMG ENFRENTA AUDI S3 SEDAN

Tal como a seleção tetracampeã de futebol, os sedãs esportivos treinaram muito para este duelo caseiro. Quem leva essa?
por LEANDRO ALVARES
 
 
 

Para ficar forte e vencer um combate, é preciso treinar muito. O Mercedes-Benz CLA sabe bem o que significa isso. Há sete meses, foi desafiado pelo algoz AUDI A3 Sedan e apanhou. Antes de encarar a revanche, o belo sedã fez questão de se aperfeiçoar. Caprichou nos exercícios, mandou ver no supino, tomou whey protein e o resultado apareceu: ficou vitaminado e bastante atraente na versão CLA 45 AMG. O vencedor do primeiro duelo também foi à academia para ficar sarado, fez muitas flexões e evoluiu para a configuração S3 Sedan.


Mas o que queremos saber de fato é o resultado dessa disputa, não é mesmo? Anunciamos então a vitória da... Alemanha (no entanto, nada de 7 a 1). Considerando nossas três parciais de análise, o CLA 45 AMG surpreendentemente só se saiu bem em uma (Carroceria). O S3 Sedan brilhou nos quesitos Dinâmica (pois é, mesmo sendo menos potente) e Seu Bolso, e na somatória de todos os pontos tivemos um curioso empate entre os dois sedãs. Na prática, ficou a sensação de derrota para o Mercedes.

No campo de provas, onde tiveram de mostrar seu poderio, os carros produzidos na Hungria apresentaram desempenho muito equilibrado. Por mísero 0,15 segundo, o AUDI levou a melhor nas acelerações de 0 a 100 km/h, com a marca de 5 s cravados. Da imobilidade aos 400 metros, a dupla estabeleceu a mesma passagem de 13,26 s!

As retomadas foram bastante parelhas. O eficiente câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem do AMG contribuiu para que ele estabelecesse 2,9 segundos na aferição de 40 a 80 km/h. Semelhante à do rival, com seis velocidades, a caixa do S3 Sedan também não titubeou nas trocas e garantiu o registro de 3 s no mesmo ensaio.
 
 
Nas frenagens a 100 e 80 km/h, o conjunto de discos ventilados do Mercedes demonstrou maior competência. Contudo, no ensaio de 60 a 0 km/h, o desempenho do AUDI foi substancialmente superior: 5,9 metros ante 13,5 do CLA. Vale destacar que ambos utilizam pneus Continental (Sport Contact 2 em rodas de 18 polegadas no S3 Sedan e ContiSportContact 5p em rodas de 19” no AMG).

No confronto sonoro, o ronco emitido pelo CLA 45 AMG é mais impressionante, especialmente no modo de pilotagem Sport. Nessa condição, os estampidos são graves e dão um nó na cabeça de qualquer pessoa que tenha noção de que esse carro conta com motor quatro cilindros. Ao pisar fundo no pedal do acelerador, o S3 Sedan também exibe um rugido vigoroso, mas se o condutor ditar um ritmo manso, o sedã se comportará extremamente silencioso, algo que o Mercedes não consegue ser.

Ao volante, o CLA 45 AMG tem ergonomia ligeiramente melhor, graças à posição de dirigir mais socada no chão. Mas o fato de ser mais rente ao solo causa um efeito negativo: o “Meca” raspa em qualquer mísera valeta ou lombada. Se estiver com a cabine lotada, o cuidado deve ser redobrado. Com três pessoas a bordo durante os testes, uma rampa de shopping se tornou um baita pesadelo para o carro. 
 
 
No dia a dia, a firmeza excessiva das suspensões independentes do Mercedes é cansativa. O AUDI é mais amigável e bastante confortável, além de oferecer uma direção elétrica mais firme e responsiva. A do CLA é leve mesmo em altas velocidades.

Ao encarar curvas, os dois sedãs provam por que empataram nesse comparativo. Ambos dispõem de tração integral e não saem da trajetória mesmo nas condições mais adversas.
Na aparência, o CLA 45 AMG chama muito mais atenção com suas linhas ousadas e o estilo esporte do habitáculo, que traz cintos e costuras de bancos, painel e volante vermelhos, além de alcântara nas laterais do volante. Ele também é o mais espaçoso; seja para os ocupantes ou para as bagagens.

Empataram. Mas esse duelo ocorrerá novamente quando o RS3 Sedan chegar. Nesse tempo, o Mercedes terá de treinar bastante...

Vencedor

Gol da Alemanha... A superioridade em torque e potência do CLA 45 AMG não foi suficiente para derrotar o S3 Sedan. O modelo da Audi se mostrou melhor que o Mercedes nos quesitos Dinâmica e Bolso, mas ficou devendo nos aspectos de Carroceria. Resultado? Um surpreendente empate. Não faremos aqui um voto de minerva, mas é preciso ressaltar o ótimo desempenho do S3 e lembrar que o verdadeiro rival do CLA 45 AMG é o RS3 Sedan, ainda por nascer. 
 
 
Mercedes CLA 45 AMG vs Audi S3 Sedan (Foto: Fabio Aro)
Fontes: AUTO ESPORTE
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário