quarta-feira, 26 de novembro de 2014

27/11 4 ANOS DE KDBB - KAIO DESIGN BUS BAHIA



4 anos de conquista, credibilidade, utilidade pública nas informações sobre o transporte urbano e público da Bahia e do Brasil. Pinturas, Desenhos, Vídeos, Fotos, Variedades, Roteiros e tudo relacionado aos transportes em um só lugar...

PARABÉNS KAIO DESIGN BUS BAHIA - KDBB
À 4 ANOS LEVANDO O MELHOR DA BUSOLOGIA BAIANA PARA VOCÊ!

NEWS ROOM BA: METRÔ DE SALVADOR TRANSPORTA MAIS DE 23 MIL PESSOAS POR DIA E BATE RECORDE


 METRÔ DE SALVADOR TRANSPORTA MAIS DE 23 MIL PESSOAS POR DIA E BATE RECORDE



O metrô de Salvador, administrado pela CCR Metrô Bahia, registrou novo recorde nesta segunda-feira (24/11). Ao todo, foram transportados 23.017 passageiros entre às 8h e 18h, nas estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro.

“Cada vez mais, os soteropolitanos estão incorporando o metrô à sua rotina diária,pelo transporte ser rápido, seguro e confortável. Pelos registros, nota-se que houve um acréscimo de embarques no horário entre às 17h e 18h, nas estações Lapa e Acesso Norte, contribuindo para este novo recorde”, avalia o diretor-presidente da CCR Metrô Bahia, Harald Peter Zwetkoff.


Desde o início da Operação Assistida (fase experimental), em 11 de junho, o metrô transportou mais de 1,8 milhão de passageiros. Com uma média diária de 21 mil passageiros, a concessionária espera atingir a marca de 2 milhões de usuários na primeira semana de dezembro.


O transporte continua funcionando de segunda à sexta-feira das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 13h, sem cobrança de tarifa. Em dias de jogos na Arena Fonte Nova, o metrô opera em horário especial.


Fontes: Tribuna da Bahia




NEWS ROOM BA: EM SALVADOR, OBRAS DE MOBILIDADE NA AV. BONOCÔ ESTÃO EM FASE FINAL



EM SALVADOR, OBRAS DE MOBILIDADE NA 
AV. BONOCÔ ESTÃO EM FASE FINAL 
 
A Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) passa por obras para dar maior fluidez e reduzir o congestionamento há cerca de 30 dias. Com as intervenções, o ponto de ônibus que se localiza no final da via, sentido Iguatemi, próximo ao Posto Mataripe, será realocado e ficará a alguns metros antes, onde está sendo construída uma baia para que os coletivos não parem na pista principal. A expectativa é que em dez dias as obras sejam concluídas.
 
 

Fontes: BHTrans
 
 
 
 
 

NEWS ROOM: USO DE BICICLETA COMO TRANSPORTE PÚBLICO É APOSTA CERTA PARA MELHORAR SAÚDE E MOBILIDADE



USO DE BICICLETA COMO TRANSPORTE PÚBLICO É APOSTA CERTA PARA MELHORAR
SAÚDE E MOBILIDADE




Alguns dos maiores problemas atuais em todo o mundo: mobilidade urbana, aquecimento global, escassez de combustíveis fósseis e problemas de saúde associados às epidemias de obesidade e do sedentarismo. Uma única solução que ataca todos esses males: bicicleta. Isso mesmo, o uso da ‘magrela’ é cada vez mais estimulado pelo mundo afora porque a um só tempo é remédio para melhorar a mobilidade nos grandes centros urbanos e combater a poluição, restringir o uso de combustíveis fósseis e acabar com o sedentarismo e a obesidade.


Fina e elegante, a bicicleta ocupa menos espaços nas ruas que os automóveis. Quanto maior o número de carros maior a queima de combustíveis e, consequentemente, da geração de gases que causam o aquecimento global.

Já o movimento das rodas das bikes é fruto do gasto calórico de seus usuários, que, com a atividade aeróbica, perdem peso e melhoram os sistemas respiratório e cardíaco.

Em Salvador, o uso do “camelo”, embora cada vez maior (confira os números na página ao lado), ainda é visto como uma moda exótica. Mas a tendência é que, à medida que avance, o Movimento Salvador Vai de Bike, iniciado em 2013, sob a liderança da prefeitura da cidade, mude a cultura local, fazendo da bicicleta um modal de transporte cada vez mais forte. 

IntegraçãoEsse avanço, contudo, depende de um passo crucial ao qual o movimento já se dedica: a integração com outros modais do transporte público. É essa integração que garante a adesão à bicicleta nas cidades  já avançadas na troca do carro pela ‘magrela’. Em Amsterdã, Holanda, há centenas de estacionamentos públicos para bicicletas.

Em muitos deles, há espaços com sinalização de quantas vagas existem em cada corredor, como acontece hoje no Salvador Shopping. E são milhares de vagas em cada um deles, o que retira uma preocupação do trabalhador: localizar um ponto seguro para deixar sua bike. Tóquio, capital do Japão, seguiu esse exemplo e já tem estacionamentos em diversas partes da cidade.

Em grandes cidades europeias - Paris (França), Londres (Inglaterra), Berlim (Alemanha), Barcelona (Espanha) e outras - é permitido carregar a bicicleta em viagens de metrô ou bonde, menos nos horários de pico. Com isso, aquele trecho do percurso com ladeiras pode ser vencido com uma carona em outro modal.

Além disso, quando a opção é por uma bicicleta pública - a exemplo das ‘laranjinhas’ de Salvador - há pontos de compartilhamento nas entradas da estações de metrô ou bonde.

PLANO INCLINADO
Alguns desses exemplos já são repetidos em Salvador. O Elevador Lacerda e os Planos Inclinados Liberdade e Gonçalves começaram ontem a aceitar carregar usuários com bicicletas em suas viagens. Essa autorização vale para todos os dias da semana em que o equipamento funcione.

Para o secretário do Escritório Municipal de Projetos Especiais (Empe) e coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike, Isaac Edington, essa integração proporcionada pelos ascensores de Salvador vai derrubar o mito de que o uso de bicicletas na cidade é limitado por causa da topografia acidentada do município, dividida entre Cidade Alta e Cidade Baixa.

“É uma iniciativa que facilita muito a vida das pessoas que já usam a bicicleta cotidianamente. Ou seja, o fato de termos essa topografia incrível e belíssima, Cidade Alta e Cidade Baixa, não é mais motivo para não andar de bicicleta em Salvador”, acredita Isaac.

ÔNIBUS
Paralelamente, o movimento vai continuar com as ações de incentivo sobre o uso da bicicleta. Segundo Edington, uma das iniciativas nessa área é a construção de uma parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Seteps) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) para um curso de capacitação de motoristas de ônibus para harmonizar a relação entre eles - motoristas - e ciclistas no compartilhamento das vias da cidade. Parcerias também vão ser estabelecidas com empresas, para que elas incentivem seus colaboradores a se deslocarem de bicicleta.

Outra novidade, seguindo a linha colaborativa, é a realização de pesquisas para basear decisões de melhorias da infraestrutura cicloviária de Salvador, incluindo a instalação de paraciclos e bicicletários e de novas ciclofaixas.

A ideia do Empe é a de abrir mil novas vagas de estacionamento de bicicletas até março do ano que vem. Também está no radar do órgão um projeto para estimular cada vez mais o uso da bicicleta nas comunidades. Um deles é apontado como pioneiro no Brasil cujo objetivo é o de incentivar o uso de bikes dentro das próprias comunidades, seja para deslocamento, seja para trabalho.

Por Flávio Oliveira

Fontes: Correio 24 Horas


 

 

NEWS ROOM BA: POPULAÇÃO DE SALVADOR APROVA PRIMEIRO ANO DE FUNCIONAMENTO DA VIA EXPRESSA


POPULAÇÃO DE SALVADOR APROVA PRIMEIRO ANO DE FUNCIONAMENTO DA VIA EXPRESSA


A mais importante obra de mobilidade urbana realizada em Salvador nas últimas três décadas, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos completou um ano de inauguração no sábado. Além dos condutores e usuários do transporte coletivo, pessoas que vivem nas imediações onde foram construídas as pistas e viadutos sentem os reflexos positivos do investimento.

Após a conclusão dos trabalhos viários, que inclui três túneis e dez pistas, ficou mais fácil, por exemplo, sair da Cidade Baixa, seguir pela Avenida Luis Eduardo Magalhães e chegar até a Avenida Paralela. Os caminhões que chegam pela BR-324 também não têm mais dificuldades para fazer o mesmo percurso ou o caminho inverso.

O conjunto de viadutos, elevados, passarelas e pistas da Via Expressa faz da obra uma das mais importantes do país, comparada ao Arco Rodoviário no Rio de Janeiro e ao Rodoanel, em São Paulo. O investimento total na intervenção viária foi de R$ 480 milhões, resultado de parceria entre os governos estadual e federal.

 De acordo com o diretor de obras estruturantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Sérgio Silva, a Via Expressa é uma obra viária que Salvador precisava há muito tempo.

“É uma obra que cumpriu o seu objetivo. Conseguimos tirar o transporte de cargas da cidade, principalmente que vai em direção ao porto da cidade. Eles [os caminhões] trafegam em uma via sinalizada, com segurança e iluminação. Um pavimento [especial] que não existe em Salvador”.
O motorista Adailson Ferreira transporta bebidas e percorre o conjunto viário, diariamente. “Esta obra facilitou o nosso trabalho, nossa locomoção, ligando o Comércio até a Pituba. A gente que trabalha com carro grande para entrega de mercadorias, ajudou bastante a se locomover mais rápido e não causar muito congestionamento em Salvador”.

Milhares de pessoas que vivem nas imediações das vias também usufruem da nova realidade urbana. Rudival Cardoso, 46 anos, vive desde que nasceu na Estrada da Rainha. Ele, inclusive, é daqueles moradores que, para deixar o local onde vive mais bonito e agradável, planta flores.

Na opinião dele, entre as melhorias observadas após a construção da Via Expressa, está a valorização dos imóveis. “Deu mais comodidade para sair para outros bairros. Foi uma injeção no mercado. A Estrada da Rainha era velha, arcaica e hoje está modernizada”, avalia.

Mais segurança - Além da contenção de encostas, a construção de ciclovias e três passarelas proporcionam mais segurança aos moradores da região.

O garçom Givaldo da Costa vive com a família no bairro Cidade Nova e, frequentemente, utiliza a passarela localizada em frente a uma concessionária de veículos, na Avenida Heitor Dias. “Foi uma obra de muita importância para os moradores daqui. Esta passarela ajudou muito a travessia da gente”.
Condomínios residenciais em diversos pontos da Via Expressa e um shopping, no Cabula, estão entre os empreendimentos privados que foram diretamente beneficiados. Porém, proprietários de estabelecimentos comerciais menores também estão satisfeitos. Sócio em uma oficina de motos, Josean Nunes abriu a empresa há três meses na Estrada da Rainha.

Ele afirmou que o negócio vai tão bem que, inclusive, neste momento, está realizando a ampliação do espaço físico. “[A Via Expressa] veio melhorar a situação do bairro. Moro no IAPI e meus sócios moram aqui na redondeza, e tivemos a oportunidade de abrir esta oficina”.

Conforme Nunes, antes da abertura das vias, o ponto, onde hoje está localizada a oficina, ficava distante cerca de 100 metros da rua principal. “Com a abertura da Via Expressa, ficamos na esquina. Então, todos os clientes que passam de motocicleta vêem nossa oficina”.

Acessibilidade - Ainda de acordo com o diretor da Conder, Sérgio Silva, para melhorar a acessibilidade, serão realizadas melhorias como a colocação de elevadores nas passarelas, além da quarta passarela que será instalada na Avenida Barros Reis.

“Em até 90 dias, devemos estar fazendo a instalação de dois elevadores na passarela da Estrada da Rainha. No máximo, até cinco a seis meses já teremos todos os elevadores implantados, bem como a passarela na [avenida] Barros Reis”.

Fontes: Tribuna da Bahia
 
 
 

PEDIU PRA PARAR, PAROU.


NOVEMBRO AZUL: NESTE MÊS, ESTAMOS JUNTOS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES!


domingo, 23 de novembro de 2014

SELO KAIO DESIGN BUS BAHIA DE QUALIDADE 2014 3° EDIÇÃO

O SELO KAIO DESIGN BUS BAHIA DE QUALIDADE 2014 ESSE ANO VAI PREMIAR NOVAMENTE OS MELHORES DESTAQUES EM PINTURAS, FOTOGRAFIAS, BLOGS, DESENHOS E SKINS DE 2014 COM INTUITO DE VALORIZAR O TRABALHO E DEDICAÇÃO DE CADA UM BUSOLOGO APAIXONADO PELOS SEUS ÔNIBUS E SEUS TRABALHOS.


O SELO KDBB POR ENQUANTO NÃO TEM MÉTODO PARA ENTREGA DE TROFÉU, MAS NA 4° EDIÇÃO QUE SERÁ EM 2015 HAVERÁ A PREMIAÇÃO EM TROFÉU AO GANHADOR SEJA ELE OU ELA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL.


O KAIO DESIGN BUS BAHIA É UM JEITO DIFERENTE DE FAZER BUSOLOGIA EM COTA DE INCENTIVAR NAS CRIAÇÕES DE PINTURAS ,FOTOGRAFIAS E OUTROS MEIOS VEICULADOS AO GÊNERO ÔNIBUS. ESSA É A FUNÇÃO DO KDBB FAZER QUE VOCÊ PARTICIPE PARA TER O PRIVILÉGIO E O PRAZER DE VER SUA PRODUÇÕES SER DESTAQUES DE QUALIDADE MESMO SENDO OU NÃO SENDO O 1° LUGAR OU O FINALISTA DA PREMIAÇÃO.


ENTÃO NA EDIÇÃO DESSE ANO DE 2014 SERÃO SELECIONADOS SÓ OS MELHORES E A CLASSIFICAÇÃO DESSE ANO SERÁ DE 1°, 2° E 3° LUGAR ENTÃO CONVIDO AS VOCÊS PARA PARTICIPAREM DO SELO KDBB 2014.


PARA PARTICIPAR É FÁCIL ENVIE PELO FACE OU E-MAIL DO KDBB SUAS MELHORES PINTURAS, FOTOGRAFIAS, SKINS E DESENHOS FEITO POR VOCÊS, COM A SUA AUTORIA, CIDADE DE ORIGEM E NOME DO PARTICIPANTE PARA MELHOR IDENTIFICAÇÃO E PREMIAÇÃO



E "ATENÇÃO" SÓ É PERMITIDO O ENVIO DE UM OBJETO QUE DESEJA PARTICIPAR. A SELEÇÃO SERÁ ESCOLHIDA POR KAIO CÉSAR PROPRIETÁRIO DO KAIO DESIGN BUS BAHIA.








PARTICIPEM E BOA SORTE!
RESULTADO DA PREMIAÇÃO DIA 05 DE DEZEMBRO DE 2014

E-mail: kaiodesignbusbahia@hotmail.com
Facebook: Kaio Bus Bahia ou a nossa página: Kaio Design Bus Bahia


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


No Dia da Consciência Negra, assim como em todos os dias do ano, devemos resgatar e valorizar a cultura afro-brasileira, pois ela é de fundamental importância para nossa identidade nacional". 
(Maria Luíza S. Silva)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

ROTA BAHIA: 1215 ENGOMADEIRA x LAPA


LINHA: 1215 ENGOMADEIRA x LAPA
EMPRESA: VITRAL / VIOLETA TRANSPORTES LTDA


IDA


R ENGOMADEIRA - ENGOMADEIRA
ESTR BARREIRAS - CABULA
R SILV MARTINS - CABULA
AV EDGAR SANTOS - CABULA
AV LVF/PARALELA - PARALELA
AV ACM - STIEP
AV T NEVES - IGUATEMI
AV ACM - STIEP
EST RODOVIARIA - IGUATEMI
AV ACM - STIEP
AV M L FERREIRA /BONOCÔ - BONOCÔ
AV PRES COST SILVA/NAZARÉ - NAZARÉ
ACES EST LAPA - BARRIS



VOLTA

RÓT BARRIS - BARRIS
AV CENTENÁRIO - BARRIS
RÓT BARRIS - BARRIS
AV PRES COST SILVA/NAZARÉ - NAZARÉ
AV VASCO GAMA - VASCO GAMA
AV M L FERREIRA /BONOCÔ - BONOCÔ
PT BAIXA VD CHICO MENDES - BONOCÔ
AV M L FERREIRA /BONOCÔ - BONOCÔ
AV ACM - STIEP
AV A C MAGALHÃES - AV ACM
AV ACM/V EXCL - IGUATEMI
R M FREIRE - STIEP
AV T NEVES - IGUATEMI
AV LVF/PARALELA - PARALELA
1° AVENIDA - CAB
AV LVF/PARALELA - PARALELA
AV EDGAR SANTOS - CABULA
R SILV MARTINS - CABULA
ESTR BARREIRAS - CABULA
R ENGOMADEIRA - ENGOMADEIRA



HORÁRIOS

Horário nos Dias Úteis

SENTIDO DE IDA
Manhã
04:55
05:20
05:35
05:50
06:04
06:12
06:20
06:28
06:36
06:44
06:54
07:06
07:18
07:30
07:42
07:58
08:12
08:26
08:41
08:56
09:11
09:26
09:41
09:56
10:08
10:20
10:32
10:44
10:56
11:08
11:18
11:28
11:38
11:48
11:58
Tarde
12:08
12:18
12:28
12:38
12:48
12:58
13:08
13:18
13:28
13:38
13:49
13:59
14:09
14:19
14:29
14:39
14:49
14:59
15:09
15:17
15:26
15:35
15:44
15:53
16:02
16:11
16:20
16:29
16:38
16:47
16:56
17:05
17:14
17:23
17:35
17:47




Noite
18:02
18:17
18:32
18:47
19:02
19:17
19:32
19:52
20:12
20:32
20:52
21:12
21:32
21:52
22:12
22:57





SENTIDO DE VOLTA
Manhã
05:30
05:55
06:10
06:30
07:04
07:12
07:20
07:28
07:36
07:54
08:04
08:16
08:28
08:40
08:52
09:08
09:22
09:36
09:51
10:06
10:21
10:36
10:51
10:58
11:10
11:22
11:34
11:46
11:58
Tarde
12:08
12:18
12:28
12:38
12:48
12:58
13:08
13:18
13:28
13:38
13:48
13:58
14:08
14:18
14:28
14:39
14:50
15:01
15:12
15:23
15:34
15:45
15:56
16:07
16:17
16:27
16:37
16:47
16:57
17:07
17:15
17:24
17:33
17:42
17:51
Noite
18:00
18:09
18:23
18:35
18:47
18:52
19:07
19:22
19:37
19:47
20:02
20:12
20:32
20:52
21:12
21:32
21:52
22:12
22:32
22:52
23:37






Horário nos Sábados

SENTIDO DE IDA
Manhã
05:10
05:40
06:00
06:20
06:32
06:44
06:56
07:08
07:23
07:38
07:53
08:08
08:23
08:38
08:56
09:14
09:32
09:50
10:08
10:26
10:44
11:02
11:20
11:38
11:56
Tarde
12:14
12:34
12:54
13:14
13:34
13:54
14:14
14:34
14:54
15:14
15:34
15:54
16:14
16:34
16:54
17:14
17:34
17:54


Noite
18:14
18:34
19:04
19:34
20:04
20:44
21:24
22:04
22:44
23:34

SENTIDO DE VOLTA
Manhã
05:50
06:25
06:45
07:05
07:17
07:29
07:41
07:53
08:08
08:23
08:38
08:53
09:08
09:23
09:41
09:59
10:17
10:35
10:53
11:11
11:29
11:47



Tarde
12:05
12:23
12:41
12:59
13:19
13:39
13:59
14:19
14:39
14:59
15:19
15:39
15:59
16:19
16:39
16:59
17:19
17:39
17:59
Noite
18:19
18:39
18:59
19:14
19:44
20:14
20:44
21:24
22:04
22:44
23:19
00:09




Consultar Domingos

SENTIDO DE IDA
Manhã
05:10
05:40
06:10
06:40
07:10
07:40
08:10
08:35
09:00
09:20
09:40
10:00
10:20
10:40
11:00
11:20
11:40



Tarde
12:00
12:22
12:44
13:06
13:28
13:50
14:12
14:34
14:56
15:18
15:38
15:58
16:18
16:38
16:58
17:18
17:38



Noite
18:13
18:48
19:23
19:58
20:38
21:18
21:58
22:38
23:28

SENTIDO DE VOLTA
Manhã
05:45
06:20
06:50
07:20
07:50
08:20
08:50
09:15
09:45
10:05
10:25
10:45
11:05
11:25
11:45
Tarde
12:05
12:25
12:45
13:07
13:29
13:51
14:13
14:35
14:57
15:19
15:41
16:03
16:23
16:43
17:03
17:23
17:43



Noite
18:03
18:23
18:58
19:28
20:03
20:38
21:18
21:58
22:38
23:13
00:03






EMPRESA: VITRAL VIOLETA TRANSPORTES LTDA
N°: 8700
SEDE: SALVADOR - BA 

MARCOPOLO NEW TORINO - MERCEDES-BENZ OF 1721 EURO V
PINTURA ORIGINAL: KDBB PRODUÇÕES