terça-feira, 26 de maio de 2015

NEWS ROOM: ÔNIBUS DE SALVADOR GANHAM SISTEMA DE MONITORAMENTO VIA SMARTPHONES



ÔNIBUS DE SALVADOR GANHAM SISTEMA DE MONITORAMENTO VIA SMARTPHONES


Gratuito, aplicativo CittaMobi tem o intuito de auxiliar os mais de 1,3 milhão de usuários de ônibus
 
 
Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (26), o Centro de Controle Operacional (CCO) para monitoramento em tempo real dos ônibus de Salvador via GPS.
O centro, que está instalado na Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em Amaralina, permitirá o acompanhamento de todos os veículos que compõem a frota de transporte coletivo da cidade. Com isso, será possível identificar minunciosamente o roteiro dos ônibus, o tempo de circulação deles, as paradas nos pontos, além de possibilitar a mudança de itinerário caso seja visualizado alguma eventualidade. 

Todos os mais de três mil pontos de ônibus de Salvador foram georreferenciados. Os dados que abastecem este sistema são os mesmos fornecidos para os painéis informativos disponíveis nos principais pontos da cidade, como estações de transbordo de universidades. Os primeiros já foram instalados na Estação da Lapa (cinco TVs), Universidade Católica de Salvador (Ucsal - Pituaçu), avenidas Tancredo Neves (Hospital Sarah), Mário Leal Ferreira (Bonocô, posto BR Mataripe), Luiz Viana Filho (Paralela, saída do Imbuí) e Manuel Dias da Silva (igreja Nossa senhora da Luz), Rio Vermelho (Mercado do Peixe). Os próximos a serem instalados deverão contemplar as estações Iguatemi, Pirajá e Mussurunga, Ogunjá (Ceasa), Ondina (praça das Gordinhas), avenidas Juracy Magalhães Júnior (Mercado do Rio Vermelho) e Vasco da Gama (via exclusiva) e Universidade Federal da Bahia. 

Na inauguração do centro, que contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, também foi lançado o aplicativo do celular CittaMobi. A ferramenta gratuita tem o intuito de  auxiliar os mais de 1,3 milhão de usuários de ônibus. "Isso dá a possibilidade do usuário se organizar, de economizar tempo, ganhando qualidade no serviço de transporte”, afirmou ACM Neto durante o evento. 

O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, acrescentou que essa plataforma resolve diversos problemas concomitantemente, melhorando a prestação do serviço. “Agora temos uma radiografia do sistema de transporte coletivo, o que antes não era possível. Se não fosse isso, precisaríamos ter um fiscal em cada ponto de ônibus, em cada turno, um fiscal para cada ônibus, em cada turno, e mais um fiscal nas garagens, em cada turno. Se hoje a maior queixa é de motorista que não para no ponto ou de ônibus que foge da rota, vamos poder monitorar isso diariamente, em tempo real, e sanar todos os erros identificados”, declarou.


 
O aplicativo já foi baixado por 72,3 mil, e é uma iniciativa da Prefeitura com o Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (Setps), em conjunto com a Cittati Tecnologia, que criou a ferramenta. Há também a versão “CittaMobi Acessibilidade”, destinado a pessoas com deficiência visual. 

Ainda de acordo com Neto, esse é o primeiro passo para todo o sistema de controle do transporte da cidade. “Em seguida, vamos monitorar o trânsito com a instalação de 300 câmeras espalhadas em toda a cidade. Isso vai permitir, por exemplo, que os agentes de trânsito controlem todos os semáforos em tempo real. A previsão para início do funcionamento dessa novidade é para 2016. A partir de julho, teremos mais uma novidade, com ônibus circulando 24 horas. Isso sem contar no que já foi e está sendo feito, com a melhoria em 300 abrigos, chegando a 800 até o final de 2016, com a grande reforma na Estação da Lapa e com as intervenções em mais de 50 finais de linha da cidade até o próximo ano”, apontou. 

Fontes: Correio 24h 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário