Pular para o conteúdo principal

NEWS ROOM BA: EM SALVADOR, VLT VAI SUBSTITUIR TRENS DO SUBÚRBIO E TERÁ 21 PARADAS



EM SALVADOR, VLT VAI SUBSTITUIR TRENS DO SUBÚRBIO E TERÁ 21 PARADAS




Os trens que ligam os bairros do Subúrbio Ferroviário à Calçada, em Salvador, irão dar lugar ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Em entrevista ao G1, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, antecipou que a autorização de licitação das obras será assinada em 14 de agosto, com aporte de verbas estimado em R$ 1,1 bilhão. Conforme o secretário, diante da crise na economia nacional, o valor será dividido pela metade entre os governos estadual e federal. “Com a crise fiscal, corria o risco de atraso se o estado não assumisse”, disse. A presidente Dilma Rousseff foi convidada para participar da cerimônia de publicação do edital de licitação, mas a Casa Civil ainda aguarda resposta do Planalto.


Atualmente, os trens de Salvador ligam o bairro de Paripe à Calçada, num percurso de 13,6 km. Com o novo modal de transporte, o sistema será ampliado e se estenderá entre a Avenida São Luiz, em Paripe, e o bairro Comércio. São 4,9 km a mais de trilhos, que, integrados aos existentes, farão o VLT percorrer um total de 18,5 km.

Dauster detalhou que o projeto será dividido em duas etapas. A primeira delas ocorre entre os bairros do Comércio e de Plataforma (9,4 Km) e a segunda entre Plataforma e São Luiz de Paripe (9,1 Km). A previsão do governo é a de que ambas as fases estejam em operação no segundo semestre de 2017. Diferentemente do atual sistema que liga o subúrbio à Calçada, o VLT é composto por trens mais leves e com um maior roteiro de paradas.

Sistema de paradas
O secretário da Casa Civil explicou que as atuais 10 estações serão desativadas e reaproveitadas na prestação de serviços aos moradores. “Os prédios das estações terão outros usos. Poderá ser um posto da PM, centro de atendimento ao cidadão”, exemplificou.

Dauster informou que a desativação dos prédios é necessária por conta do perfil do novo modal. “O trem [do VLT] irá andar no chão, como se fosse ônibus. Você agora vai ter paradas e não estações”, afirmou. O secretário antecipou que a previsão é de que o VLT tenha 21 paradas. “Podem ser muitas. A depender das necessidades, criaremos novas”, disse.

Na primeira etapa das intervenções, entre Comércio e Plataforma, o secretário da Casa Civil apontou a criação de quatro novas paradas, além das estações já existentes: São Joaquim, Porto, Avenida da França e Comércio. Na segunda etapa, estão previstas novas paradas na Baixa do Fiscal, Viaduto Suburbana, União, São João e São Luiz de Paripe.

Perspectivas
O estado estima que, diante das intervenções, a média diária de público que utiliza o transporte sobre trilho suba de 15 mil para 150 mil. Embora ainda sem licitação, o estado espera que o VLT se estenda do Comércio para a Lapa.

Bruno Dauster afirmou que o novo VLT irá funcionar de forma interligada aos demais modais de transporte da capital.

Conforme o projeto, por meio do VLT, os usuários terão acesso às Linhas 1 e 2 do metrô e a dois roteiros de BRT (Transporte Rápido por Ônibus), todas com obras de conclusão previstas para 2017. “Logo que estiver operando, estará tudo integrado. Isso vai significar uma revolução na geografia de transporte”, avaliou.

Por Henrique Mendes
Do G1 BA



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXAGEROU NO AMENDOIM? USE CAMISINHA

Alô galera que vai curtir o São João no interiô ou na capitá! Pra quem gosta de forró, canjica, milho e fogueira, ou até pra quem não curte as festas juninas, não esqueça, mesmo não tendo fogueira, se o clima esquentar... use camisinha!

Durante as festas juninas, as unidades da Sesab realizarão testes rápidos para detecção de DSTs e do vírus HIV e a distribuição de camisinhas. Confira o endereço de uma unidade da Sesab mais próxima de você: http://goo.gl/UN1Wzg

ROTA BAHIA: 0907 BOCA DO RIO x RIBEIRA

LINHA: 0907 BOCA DO RIO x RIBEIRA
EMPRESA: BTU BAHIA TRANSPORTES URBANOS LTDA



R JOB MAGALHÃES - BOCA RIO R SIMÕES FILHO - BOCA RIO R ABEL CARVALHO - BOCA RIO R JAIME LOUREIRO - BOCA RIO R ORL MOSCOSO - BOCA RIO AV EUGENIO SALES - BOCA RIO AV O MANGAB/ORLA - ITAPUÃ AV O MANGAB/PITUBA - PITUBA R FERN MENEZ GOES - PITUBA R AMAZONAS - PITUBA AV PAULO VI - PITUBA R TERR GUAPORÁ - PITUBA AV A C MAGALHÃES - AV ACM P INTERNA ITAIGARA - ITAIGARA AV A C MAGALHÃES - AV ACM AV T NEVES - IGUATEMI AV ACM/V EXCL - IGUATEMI AV ACM - STIEP AV M L FERREIRA /BONOCÔ - BONOCÔ

ROTA BAHIA: 1452 FAZENDA GRANDE 4/3/2 x RIBEIRA

LINHA: 1452 FAZENDA GRANDE 4/3/2 x RIBEIRA 
EMPRESA: EXPRESSO VITÓRIA BAHIA TRANSPORTES LTDA



R L MART CATARINO GORDILHO/LIG 4/3 - FAZ.GRANDE IV R FERNANDO CALDAS - FAZ GRANDE III ESTR COQ GRANDE - CAJAZEIRAS VIA LOCAL 02 COQ GDE - FAZ.GRANDE IV ESTR COQ GRANDE - CAJAZEIRAS R DR. EDSON TEIXEIRA BARBOSA - FAZ. GRANDE II ESTR COQ GRANDE - CAJAZEIRAS R JAGUARIBE - FAZ. GRANDE II ESTR COQ GRANDE - CAJAZEIRAS RÓT PACIENCIA - CAJAZEIRA V ESTR PACIENCIA - CAJAZEIRA VIII R DEP HERCULANO MENEZES - CAJAZEIRA V R CORONEL AZEVEDO - ÁGUAS CLARAS R LOURIVAL COSTA - ÁGUAS CLARAS R JORGE C ANDRADE - ÁGUAS CLARAS R CELIKA NOGUEIRA - ÁGUAS CLARAS ACES BR324/VIAD A CLARAS - ÁGUAS CLARAS BR 324/RETIRO - RE…