terça-feira, 8 de março de 2016

NEWS ROOM BA: INTEGRAÇÃO DO METRÔ COM ÔNIBUS SERÁ CONCLUÍDA EM ABRIL; HORÁRIO SERÁ AMPLIADO




INTEGRAÇÃO DO METRÔ COM ÔNIBUS SERÁ CONCLUÍDA EM ABRIL; HORÁRIO SERÁ AMPLIADO
 
 
 
 Operação plena também vai contar com novos trens; Pirajá é atualmente a principal fragilidade da integração dos modais 

A completa integração entre a Linha 1 do Metrô de Salvador com as linhas de ônibus e a operação do sistema metroviário até meia-noite, incluindo finais de semana e feriado, estão previstas para o mês de abril. Essa etapa é o que a concessionária CCR Metrô Bahia chama de operação plena.


O anúncio do prazo, que ainda não tem data precisa, foi feito nesta terça-feira (8) pelo presidente da CCR Metrô Bahia, Luis Valença, durante vistoria as obras da Linha 2 do Metrô. Atualmente o metrô funciona das 5h30 às 22h, de segunda a sexta e até as 14h no sábado, sem expediente nos domingos e feriados (exceto quando acontece eventos na Fonte Nova).

Segundo Valença, o que se espera com a operação plena é a abertura da Estação Pirajá. "Esperamos que em abril o passageiro possa ter integração plena, pegar qualquer uma das linhas urbanas que chegam na estação, pagar R$ 3,30 e com esse mesmo valor pegar o metrô. O passageiro de Valéria, Mata Escura, Simões filhos vai poder ir para o Terminal de Pirajá e de lá chegar em 18 minutos na Lapa, em um trem que vai sair de cinco em cinco minutos, com ar-condicionado e com capacidade para mil passageiros", ilustrou Valença. O presidente acredita que, com a integração plena, será possível reduzir o congestionamento da Rótula do Abacaxi com o redesenhos das linhas de ônibus.

O prefeito ACM Neto também acredita que será possível concluir a integração em abril. "Está indo bem (as negociações com o governo do estado e com a CCR Metrô Bahia), a conversa sobre integração está avançando bem. A gente acha que, de fato, é possível cumprir esse prazo do mês de abril", afirmou o prefeito.

Com o início da operação plena, novos trens serão adicionados ao sistema, que atualmente opera com seis trens. A CCR Metrô Bahia adquiriu 34 novos trens, desses, oito já estão em fase de teste no Complexo de Pirajá. Em abril, quando começar a operação plena, esses oito trens vão atender a população.

A integração
A Linha 1 é composta por oito estações (Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro, Bom Juá e Pirajá), com 12 km de extensão. Atualmente, o sistema conta com 17 linhas de ônibus que fazem a integração com o metrô, 10 urbanas e 7 metropolitanas.

Quem quiser fazer integração com esses ônibus precisam ficar atentos no selo fixado nos veículos. Todos os coletivos que fazem a integração terão adesivos com o símbolo da integração, na cor vermelha. O selo de identificação estará nas partes dianteira, lateral e traseira dos veículos.

O passageiro pode fazer a integração nessas linhas em qualquer ponto, mas eles têm como pontos de referências a Estação da Lapa, O terminal do Acesso Norte e a avenida Barros Reis, próximo à estação do Retiro. A Estação Pirajá não conta com ônibus que façam a integração e opera comercialmente desde a semana seguinte ao Carnaval.

Já a Linha 2, que começa na Rótula do Abacaxi e corta a Avenida Paralela, segue em construção, com previsão de conclusão para meados de 2017.



Fontes: Correio 24

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário